BLOG

Dia do Advogado: a cessão de crédito pode facilitar seu dia a dia

Tempo de leitura: 6 minutos

Em homenagem ao Dia do Advogado, é interessante lembrar e valorizar tudo o que pode tornar o dia a dia desse profissional tão importante mais fácil. A cessão de crédito pode ser uma dessas “ferramentas” que otimizam o cotidiano do advogado.

Apesar de ser um negócio jurídico ainda não tão conhecido, a cessão de crédito leva a um recebimento agilizado de valores devidos em processos judiciais. Por isso, preparamos um e-book gratuito em homenagem ao Dia do Advogado: Cessão de Crédito na Justiça do Trabalho: um guia para advogado. 

Isso é positivo para os reclamantes, mas também para os advogados, pois facilita o trabalho desses profissionais, antecipando honorários, melhorando o fluxo de caixa, reduzindo riscos financeiros e garantindo uma maior capacidade de investimento na carreira jurídica.

Dia do advogado: como a cessão de crédito facilita o dia a dia do profissional

O Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto e essa data foi escolhida por um bom motivo: em 1827, nesse dia, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Para comemorar essa data e essa profissão tão relevante para que a justiça seja garantida a todos os cidadãos, vamos falar sobre a cessão de crédito como forma de facilitar o dia a dia dos advogados.

O que é a cessão de crédito?

Como sabemos, é mais comum do que deveria a situação de pessoas que esperam por anos para receber o dinheiro de suas indenizações atreladas aos processos judiciais — e, consequentemente, o advogado também deve aguardar para receber seus honorários. Diante desse cenário, a cessão de crédito entra como uma alternativa válida, tanto para reclamantes quanto para advogados.

Prevista no Código Civil, a cessão de crédito é um tipo de transferência de obrigação. Nela, uma parte, chamada cedente, transfere para um terceiro, chamado cessionário, seus créditos de processos judiciais de maneira total ou parcial. Isso agiliza o recebimento de valores devidos em processos judiciais.

Para que o processo de cessão de crédito seja realizado, é importantíssimo que o advogado esteja ciente e seja parte das negociações, pois é ele o responsável pela causa e pela defesa dos interesses de seu cliente, além de também ter direito aos honorários.

Com a cessão de crédito firmada, o cessionário, normalmente uma empresa especializada, fica responsável por todo o risco e burocracia da ação. Enquanto isso, o cedente recebe os valores antecipados em poucos dias, mediante o deságio/desconto negociado entre as partes em relação ao crédito original.

Antecipação de honorários para advogados

Na cessão de crédito, é possível solicitar apenas o recebimento dos valores devidos aos reclamantes, deixando para que os advogados recebam os honorários apenas ao fim do processo. Porém, há também a possibilidade de antecipação de honorários.

No caso de ser feita a antecipação de honorários, um ponto muito positivo é a liquidez imediata para o profissional e/ou seu escritório.

Fluxo de caixa facilitado com cessão de crédito

A antecipação de honorários advocatícios é também uma forma de manter um fluxo de caixa mais saudável, porque se torna possível aumentar a receita no presente, sem ficar contando e esperando com um valor que só será recebido daqui a meses ou, melhor ainda, anos.

Para isso, é claro, é indispensável fazer uma pesquisa sobre a empresa parceira que fará a compra dos honorários. Há opções no mercado que garantem um deságio justo para todas as partes envolvidas no processo.

Além disso, é relevante também se atentar a alguns pontos, como o custo de um processo, como o que será cedido para o advogado ou o escritório, o prazo de pagamento dos honorários, o percentual de venda, como o valor recebido será investido, a homologação judicial, dentre outros.

Considerando todos esses pontos e pensando estrategicamente vai ficar muito mais fácil visualizar como a cessão de crédito pode facilitar o seu fluxo de caixa.

Redução de riscos financeiros na advocacia

Muitas vezes, mesmo com uma causa ganha, é difícil saber quanto tempo o devedor vai levar para fazer o pagamento. Isso gera uma imprevisibilidade também da receita para o profissional ou o escritório, o que leva a riscos financeiros que podem ser mitigados com a cessão de crédito.

Essa incerteza quanto à receita gera uma dificuldade para fazer um planejamento financeiro, podendo levar até à falta de capital para manter despesas básicas do escritório e do dia a dia do profissional. Mesmo que o dinheiro não entre regularmente, as obrigações financeiras continuam existindo.

Com a venda dos honorários, você consegue antecipar o pagamento de valores que estariam “presos” por muito mais tempo de outra forma. Isso pode te ajudar a ter uma visibilidade muito melhor da sua receita, reequilibrando seu fluxo de caixa e te dando a oportunidade de ter uma saúde financeira muito melhor.

Investimento na carreira jurídica e no futuro assegurado

A cessão de créditos oferece ainda a oportunidade de investimento na própria carreira ou mesmo no futuro, pensando em uma aposentadoria, por exemplo. Com o dinheiro em mãos, você vai poder decidir quais as suas prioridades e como vai investir.

Se a sua prioridade no presente for melhorar a estrutura física do seu escritório, pode colocar esse plano em prática. Caso queira investir na sua carreira, fazendo uma especialização ou uma pós, também é uma possibilidade. Ainda é possível também separar parte desse valor e deixá-lo investido e rendendo em uma previdência privada para garantir uma aposentadoria daqui a alguns anos.

Parcerias estratégicas para advogados

A advocacia é um caminho complexo a se seguir, podendo envolver dificuldades no planejamento financeiro, mas também é muito recompensador. Por isso, é importante conhecer todas as ferramentas e parcerias estratégicas que podem facilitar o cotidiano.

Neste Dia do Advogado, você descobriu como a cessão de crédito e a antecipação de honorários advocatícios podem ser parte disso. Com esse pagamento agilizado, muitas possibilidades podem surgir.

A Pro Solutti é uma excelente parceira para te ajudar com a antecipação de honorários. Com a Pro Solutti, a antecipação é feita com deságio baixo e o dinheiro chega na sua conta em até 72 horas após a assinatura do contrato de cessão de crédito.

Conheça nosso trabalho e entre em contato. Saiba mais, clicando aqui.